O ponto de partida é o fenômeno ótico que ocorre quando dois espelhos são posicionados paralelamente: a imagem refletida em um espelho se torna objeto para o outro e vice-e-versa, refletindo infinitamente.

No lugar dos espelhos, são usadas telas de projeção. Uma câmera fixada em uma das telas capta a imagem do interator e a projeta de duas formas: em tempo real de um lado e num tempo não linear e não contínuo do outro. Assim, é possível, ao mesmo tempo, observar imagens em dois tempos diferentes.

Uma terceira tela explora a irreversibilidade do tempo. Fenômenos como um ovo quebrando e um cabelo sendo cortado podem ser revertidos voltando-se o ponteiro de um relógio.

Ao sair das projeções, o interator tem a oportunidade de aquirir conhecimento sistematizado sobre a percepção relativa do tempo em dois dispositivos: um sistema de áudio com entrevistas que exploram o conceito de tempo em diveras áreas da ciência, que vão da Literatura à Química e um software com vídeos em que cenas do cotidiano são captadas em velocidades muito baixas. É possível observar, por exemplo, como a face de uma pessoa reage ao levar um soco, como um grão de milho vira pipoca e como uma bola de bilhar deforma a lateral da mesa com o impulso de uma tacada. OS detalhes só são percebidos por causa da alteração do tempo de ocorrência dos fenômenos.

Na saída, os interatores são convidados a preencher um gráfico com umpensamento para cada tempo da vida – do passado, do presente e do futuro – e ganham cartões com peguntas e respostas sobre o tempo.

A exibição experimental da instalação foi feita durante o evento “Universidade Aberta”, realizado pela Universidade Federal de São Carlos em 26 e 27 de maio de 2009. Cerca de 1.500 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de São Carlos passaram pela instalação.

Anúncios

0 Responses to “Um Novo Tempo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




@clickciencia

Nuvem de Tags


%d bloggers like this: