A instalação “Escalas” consiste numa projeção de vídeos que é controlada pelo visitante ou interator. Usando uma lanterna o interator interefere, em tempo real, na lógica de projeção dos vídeos.

A variação vertical da luz emitida é rastreada por uma câmera e a informação captada altera e controla o vídeo que está sendo exibido, cujo conteúdo são diferentes escalas de grandeza, de grupos de galáxias ao universo nanométrico.
A variação horizontal da lanterna, permite que o interator navegue por conteúdos correspondentes à escala em que ele se encontra. Do lado direito desse “eixo cartesiano imaginário”, os conteúdos referem-se às construções humanas, e, do lado esquerdo, às coisas existentes na Natureza.
Quando a pessoa que manipula a lanterna navega pela escala humana, a imagem de um segundo interator é “lançada” na projeção. Enquanto isso, esse segundo interator pode controlar, através de um Teremin , o volume do som da instalação e as cores da imagem projetada
A mesma informação da variação vertical da lanterna é enviada para terminais de computador em que, simultaneamente à interação com os vídeos, outras pessoas podem interagir com conteúdos textuais referentes às diferentes escalas. Esses textos apresentam conteúdos abordados transdisciplinarmente e de forma próxima do cotidiano. A intenção é provocar o senso crítico e instigar o leitor, estimulando sua curiosidade e incentivando-o a buscar novas fontes de conhecimento.


0 Responses to “Escalas”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




@clickciencia

Nuvem de Tags


%d bloggers like this: